League of Legends

17 de Dezembro foi o #tezukaday

Selos do Osamu

Ao acordar no dia 17 de Dezembro (Sábado) e ao acessar o Twitter, percebi a hashtag #tezukaday na minha timeline e fui entender melhor o porquê, mas antes de falar de #tezukaday, acho que preciso falar sobre o homem por trás da tag: Osamu Tezuka.

Para quem não sabe, ele é considerado o “pai do mangá moderno”, criador de Astro Boy, Kimba, Princesa e o Cavaleiro, Metropolis, entre tantos outros clássicos. Para mim, o cara era um puta dum roteirista, histórias muito boas com densidade emocional fora da média (sinto dificuldade de encontrar coisas assim hoje em dia). Por conta disso, suas obras faziam sucesso, pois ele foi um dos primeiros a utilizar “animação de baixo custo”.

Se vocês pegaram animes dessa época, vão perceber que só a boca meche, que o fundo não muda enquanto os personagens correm, que a movimentação é demasiadamente brusca, isso porque os estúdios utilizavam o mínimo de recurso possível para fazer uma cena. Só seria gasto materiais quando a movimentação era realmente necessária.

Astro Boy

Como o grande diferencial do Tezuka era a história, a qualidade da animação não importava em nada. E com isso ele foi lançando grandes obras e influenciando outros artistas de que era possível fazer animação.

Infelizmente hoje, com a facilidade de ser criar qualquer coisa, os autores se prendem em fazer vender bonecos e outras merdas e deixam o roteiro pra escanteio. Gostaria que algumas obras do Osamu Tezuka, que só ficaram no mangá, fossem lançadas em anime. Pelo menos eu teria algo realmente bom para assistir.

Bom, esse foi o cara, que partiu no ano de 1989 aos 60 anos e que hoje está sendo homenageado aqui no Brasil com a tag #tezukaday com o intuito de gerar conhecimento sobre quem foi esse japinha gente fina que faz muita falta. Imagino ele podendo produzir coisas com a tecnologia que temos, seria fantástico.

Existe uma fã page no Facebook sobre o evento: https://www.facebook.com/tezukaday

Quem nunca viu nada de Osamu Tezuka na vida, deveria fazê-lo agora.

Entusiasta de animação, música e filme. Um pouco boca suja, mas com minhas próprias opiniões.

You can leave a response, or trackback from your own site.
Subscribe to RSS Feed Siga o TheMentes no Twitter!
Leia o post anterior:
filme samurai x
Veja o teaser trailer do live action de Rurouni Kenshin (Samurai X)

Depois de ter colocado fotos do set de filmagem do filme Live Action de Rurouni Kenshin (Samurai X), venho aqui...

Fechar