League of Legends

Blade Runner 2 – Vale a pena mexer?

blade_runner_2

Conforme já foi amplamente divulgado durante a semana, Ridley Scott vai dirigir uma sequência do clássico “Blade Runner – O Caçador de Androides” (1982) estrelado por Harrison Ford. A notícia pegou todos de surpresa e vem causando euforia (e frio na espinha) nos aficionados do clássico oitentista.

Para os mais desavisados, Blade Runner é um daqueles raros casos onde um roteiro de ficção cientifica consegue atingir alguma profundidade, e neste caso, até mesmo uma certa pretensão filosófica. Por esta combinação, o filme rende uma comoção parecida com a de Star Wars – fãs de todo mundo criam debates polêmicos acerca do enredo original (adaptado do best-seller “Do Androids Dream of Electric Sheep?” de Philip K. Dick).

Um dos motivos do sucesso de Blade Runner é seu final aberto, com “furos interpretativos” feitos na medida, para o telespectador tirar suas próprias conclusões e sentir-se atraído em levantar suas próprias hipóteses.

Blade Runner

Produzindo uma continuação, Ridley Scott não coloca em jogo apenas o segundo filme, como também corre sérios riscos de arranhar toda atmosfera criada pelo original.

Nem toda cortina deve ser derrubada, e isto fica muito claro se tomarmos como exemplo outros roteiros de ficção cientifica, como Lost e Evangelion. No caso de Evangelion, a cada final que o autor é “obrigado”  a improvisar, alguma coisa da obra original se perde. Já no caso de Lost, a medida que o cerco do enigma foi se fechando para explicações lógicas, a série foi debandando para o infame.

Blade Runner

Como exemplo mais otimista podemos citar Star Wars, que conseguiu alinhar perfeitamente suas continuações modernas com a cultuada trilogia dos anos 70. Quem sabe Harrison Ford não dá a mesma sorte ficando novamente de fora dos sets de filmagens (como já anunciou que fará com Blade Runner 2)? Cruzem os dedos.

You can leave a response, or trackback from your own site.
Falco disse:

Os Cgs do primeiro também são f…

Vinimiguinho disse:

Po cara dificilmente farão algo de qualidade pois infelizmente Hollywood para esse tipo de filme anda muito decadente. Mas acho muito improvavel que tirem o status de classico cult do primeiro vei, assim como outros filmes meia boca tipo o Terminator 3 nao fez os fas gostarem menos do 2, tlgdo ?

Meehyn disse:

Eu fico um pouco preocupado, sabe.
É um filme que eu sempre tive muito respeito.
Quando era mais novo, gostava da atmosfera do filme.
Quando assisti de novo, já aos meus 19 anos, entendi o resto da “mensagem” dele, e poxa, tava bom como tava.

Talvez até façam um filme divertido de ver (como foi com Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal, que vale uma meia entrada com pipoca), mas eu ainda não boto muita fé.

Felipe "F2" disse:

Sim, mas virou cult com o tempo. No cinema competiu com E.T. e tal

BeGOD disse:

Estou com o pé atras nessa tentativa 🙁

O primeiro filme só fez sucesso nas locadoras e não no cinema.

Subscribe to RSS Feed Siga o TheMentes no Twitter!
Leia o post anterior:
saintseya
Saint Seiya para PS3 com data definida

23 de novembro! Mas é a data da versão japa. Detalhe é que terá uma edição de luxo do game...

Fechar