Brasileiros ganham o bicampeonato no World Cosplay Summit

A dupla brasileira conseguiram o bicampeonato para o Brasil do World Cosplay Summit em Nagoya/Japão. O TheMentes deixa os parabéns aos campeões Jéssica Moreira Rocha Campos, 21 anos, e Gabriel Niemietz Braz, 26 anos.

Segue links sobre a  final do concurso e a entrevista com os campeões.

WCS/Felipe Ando/Nashphotographers

Veja o vídeo legendado da performance brasileira na final do WCS 2008:

O World Cosplay Summit (WCS) é o Campeonato Mundial de Cosplay e reúne os melhores cosplayers de diversos países em uma disputa pelo título de melhor do mundo. Além disso, o evento é uma oportunidade única de confraternização entre pessoas de diferentes nacionalidades que apreciam o mesmo hobby.

Os candidatos também realizam o sonho de visitar o país que originou o cosplay, o Japão. O evento é anual e é organizado desde 2003 pela TV Aichi, uma subsidiária da TV Tokyo, que também divulga a cultura do mangá nas World Fairs (www.expomuseum.com). A participação na Expo Aichi 2005 foi o primeiro passo nesse sentido.

O WCS é a prova que, mesmo vindo de culturas totalmente diferentes, os participantes têm uma língua comum, a arte do mangá e do anime. A Editora JBC, principal editora de mangás do Brasil e cujo slogan é “mangá é a nossa língua!”, se tornou responsável pela participação inédita do Brasil no concurso no WCS 2006.

Os representantes do Brasil, escolhidos por meio da “Etapa JBC Brasil do WCS” garantiram sua passagem e estadia para o Japão para participarem da grande final mundial. E, para a surpresa de todos, já na primeira participação, o país se consagrou grande campeão, detendo o título de melhor do mundo.

Devido ao destaque que o cosplay tem nos eventos de mangás e do interesse da população japonesa, muitas mídias cobrem o evento. Além da própria TV Aichi, há cobertura televisiva de outras emissoras como TBS, Fuji TV, NHK Educational, NHK Sendai, FM Loveearth, Me-tere e Chukyou TV. Jornais de grande circulação como Tokyo Sports, Mainichi Shinbum, Chunichi Sports, Nippon Keizai Shinbum, Chunichi Shinbum e Kyodo Tsushin. No total 15 revistas também cobriram o evento, incluindo Playboy, Friday e Nagoya Walker.

O WCS 2007 aconteceu na cidade de Nagoya no dia 5 de agosto. O formato do concurso seguiu o esquema de duplas, sendo que cada uma delas representou um dos 12 países inscritos na competição: Japão, Brasil, Itália, Alemanha, França, Espanha, China, Tailândia, Cingapura, México, Dinamarca e Coréia do Sul. Ao fim do torneio, Isabelle Jeudy e Damian Ratte foram os campeões.

Na versão 2008 o WCS seguirá as mesmas diretrizes de suas edições anteriores, ou seja, cada um dos países que participa do concurso será representado por uma dupla de cosplayers. Até agora os países confirmados na disputa de 2008 são: Alemanha, Brasil, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Itália, México, Japão e Tailândia.

Editor e dono do TheMentes, está a mais de 10 anos no mercado de Games. Apaixonado por games, animes, mangás, música e futebol, acha que as pessoas falam mal de anime/mangá sem nunca terem visto as melhores obras já feitas.