“Comunidade” é a chave para explicar a explosão de popularidade dos jogos de luta

“Comunidade” é a chave para explicar a explosão de popularidade dos jogos de luta

29 de novembro de 2011 5 Por Clamper
Compartilhe!!!

Muitos se perguntam por que recentemente os jogos de luta voltaram a ser um gênero de destaque repentinamente após tantos anos na obscuridade. Badalados no início dos anos 90, perderam sua popularidade, sobretudo no ocidente, durante a década de 2000. A maioria dos arcades, antigo ponto tradicional de encontro entre os jogadores, encerrou suas atividades nesse período, fenômeno refletido até mesmo no Brasil.

A primeira ideia que se vem à cabeça de quem observa por fora é de que os jogos de luta simplesmente voltaram a ter qualidade após um período de lançamentos ruins. Mas não é o que aconteceu. Na verdade muitos jogadores antigos ainda preferem jogos como Street Fighter III e Marvel vs Capcom 2 às suas versões mais recentes, alegando que são mais complexos e exigentes na execução dos comandos.

twawk

O fator que resgatou os jogos de luta de volta à glória foi a expansão significativa da comunidade de jogadores. Expansão possível pela internet e seus serviços derivados como partidas online, fóruns, streams e youtube.

A comunidade durante maior parte da década passada se restringia a um pequeno círculo fechado de jogadores que se conheciam e encontravam em torneios de pouquíssima ou nenhuma divulgação. Os jogadores mais conhecidos atualmente, como Justin Wong e Daigo, sempre fizeram parte desse nicho.

Com o advento da massificação da internet, porém, foruns que tratam exclusivamente de jogos de luta, como o site Shoryuken.com, que hoje possui mais de 50 mil membros, viraram febre entre aqueles que desejam trocar informações sobre estratégias de combate de seus personagens preferidos.

Soma-se a isso ainda a transmissão ao vivo de torneios através das Live Streams. A última edição do Evolution Championship, considerado a Copa do Mundo dos jogos de luta, superou a marca de 2 milhões de espectadores diferentes. Os organizadores consideraram o evento um grande sucesso.

EVO

Quem não acompanhou ao vivo poderá assistir as lutas posteriomente, pois vídeos sobre o assunto são constantemente postados no Youtube. E eles não se restringem apenas às lutas, possuindo também diversos tutoriais ensinando novas técnicas descobertas pela comunidade quase que diariamente.

O mais relevante fator, sem dúvidas, foi a possibilidade de se jogar partidas online, eliminando a necessidade de encontrar interessados pessoalmente ou desperdiçar tempo nas idas aos arcades. Street Fighter IV é considerado o atual messias do gênero, por ter sido um dos primeiros a trazer um código de rede online de qualidade, permitindo partidas com lags muitas vezes desprezíveis.

A integração social online presente nos jogos atuais foi a peça fundamental para o retorno de sua popularidade e a tendência é melhorar, pois o novo fôlego despertou o interesse das empresas em investir novamente no gênero. Hoje o mercado já conta com diversos bons fighters, como Street Fighter IV, Marvel vs Capcom 3, Blazblue, KOF XIII entre outros.