League of Legends

Fãs lutam por um final melhor para Mass Effect 3

Me3

*Com informações de Lucas
O aguardado desfecho da trilogia do Comandante Shepard tem causado discussões internet afora. Milhares de jogadores que já finalizaram o jogo lançado semana passada (06/03) se revoltaram com o final do game e exigem da BioWare um novo final. Petições online foram criadas para suportar a causa e milhares de fãs se mobilizaram para enviar cartas à BioWare, junto a páginas de Facebook e sob a hashtag #RetakeMassEffect, no Twitter.

O jogo tem se saído muito bem em críticas especializadas, mas devido ao seu final controverso, tem sido mal avaliado pelos jogadores. Segundo os fãs revoltosos, a exigência é baseada em dois principais argumentos: Furos de roteiro e “propaganda enganosa”.

Mass Effect 3

Mass Effect é uma série conhecida por trazer junto uma forte narrativa, um grande leque de opções e decisões apresentadas ao jogador. Foi assim no ME1, ME2 e também no ME3. Porém, a indignação dos fãs se refere aos últimos cinco minutos do game. Todas as escolhas feitas em 100h de gameplay (somados os três jogos), não fazem diferença no desfecho final. Independente dos esforços do jogador, a história sempre terminará da mesma maneira (salve algumas diferenças de cortes na cutscene final). Além disso, é mais um daqueles finais tipo LOST, que deixam mais perguntas do que respostas – Nisso os jogadores se sentem enganados, pois a BioWare sempre prometeu que as escolhas do jogador fariam toda a diferença.

Mass Effect 3

“EXPERIMENTE O INÍCIO, MEIO E O FIM DE UMA HISTÓRIA EMOCIONANTE COMO NENHUMA OUTRA, ONDE AS SUAS DECISÕES DEFINEM COMPLETAMENTE A SUA JORNADA E O SEU DESFECHO.” – texto da própria BioWare, disponível no site de MassEffect 3.

Segundo os fãs, esse final “obrigatório” acaba por condenar a possibilidade de replay da série , já que independente de suas escolhas, acabará dando na mesma. O outro argumento dos fãs quanto a necessidade de um novo final são os furos que o atual desfecho apresenta, perante o resto da série. OBS: Se não se importar com spoilers, pule direto para o final da página e entenda que furos são esses.

Mass Effect 3

Aparentemente,  Mass Effect 3 ainda vai dar muito o que falar. O jogo já causou polêmica por complicar a importação de save dos jogadores e por lançar um DLC (conteúdo adicional por download) pago no dia de lançamento do jogo.

Para aumentar o barulho, os fãs começaram uma doação para uma entidade de caridade, que já chega perto de U$ 40.000,00 em menos de 48h!

E você? Qual a sua opinião a respeito? Os fãs estão certos em reclamar do desfecho da série?

E se você for fã do Commander Shepard e de toda a tripulação da Normandy como eu sou, não se esqueça: #RETAKEMASSEFFECT !

Mass Effect 3

************SPOILERS***************

No fim do jogo, obrigatoriamente são destruídos todos os Mass Relays (dispositivos alienígenas que permitem a viagem por entre os sistemas estelares da galáxia). Na mitologia da série, a explosão de um Mass Relay seria um fenômeno similar à uma supernova, destruindo tudo que alcançasse. Ou seja, além de impossibilitar a viagem interestelar, as atitudes de Shepard acabariam por matar grande parte de todas as civilizações conhecidas – exatamente o que ele passa a série toda tentando evitar e o que os seus inimigos, os Reapers, pretendem fazer. Isso é desanimador para qualquer jogador que tenha dedicado muitas horas – e muitos dólares – para salvar a galáxia. Isso também complica a narrativa de novos jogos, livros, quadrinhos e séries de Mass Effect. O final acaba por prejudicar até mesmo as DLCs que a BioWare pretende lançar, que virão como missões adicionais (com cronologia anterior ao final do game) e o próprio multiplayer do jogo, onde o objetivo é vencer as missões para conseguir mais frotas para o exército da batalha pela Terra (onde supostamente, quanto mais tropas você conseguisse, melhor seria seu desempenho).

Uma comparação com todos os finais disponíveis pode ser vista aqui:

 As diferenças são mínimas…

 

 

 

Arquiteto e Urbanista, gamer e viciado em filmes B e coca-cola.

You can leave a response, or trackback from your own site.
Subscribe to RSS Feed Siga o TheMentes no Twitter!
Leia o post anterior:
Gundam
Gundam ganhará game online Free to Play para PS3

Já pensou em montar um Mecha e partir pra briga com o mundo todo no melhor estilo Gundam? Pelo que...

Fechar