Formação Ino Shika Chou!

Você já se perguntou a do porque a Sakura sempre chama a Ino de porca, ou sobre a floresta da família do Shikamaru, cheio de cervos. Sem falar da grande dúvida no Narutimate Ninja de PS2, onde o Chouji se transforma em uma borboleta (!!!) ?

Pois vou explicar para vocês que isso não é uma loucura da mente do grande autor Masashi Kishimoto!

A história começa em 1549, quando um missionário português conhecido como São Francisco Xavier levou ao Japão um jogo de 48 cartas de um jogo chamado Hombre, que era um jogo de azar popular entre os marinheiros europeus da época, e se difundiu na sociedade japonesa rapidamente.

Porém em 1633, o Japão fechou suas portas ao mundo exterior e tudo que estava relacionado a cultura e ao comércio externo foi banido, tal baralho teve que ser adaptado para parecer algo nipônico.

Conforme o governo foi proibindo os jogos de azar, os baralhos foram se transformando para burlar as leis, até que se chegou ao formato que conhecemos hoje o Hanafuda.

Em 1889, Fusajiro Yamauchi fundou a empresa Nintendo Koppai, que fabricava e vendia baralhos de Hanafuda, feito artesanalmente com cascas de árvore. Isso mesmo que você está pensando, essa foi a origem da tão famosa Nintendo!

Hanafuda
Cartas de Hanafuda da Nintendo (antes de virar fabricante de Vídeo Games)
Hanafuda Nintendo
Cartas de Hanafuda da Nintendo que são vendidas atualmente

Existem vários jogos que utilizam o baralho de Hanafuda. Uma delas é bastante semelhante ao buraco, onde são feitas combinações de cartas, que são colocadas na sua mesa e, ao final, são calculados os pontos. O jogo rola comprando cartas do monte ou trocando uma carta da sua mão pelo que está no lixo. Um ótimo exemplo é um jogo chamado Koi-Koi.

Naipes de HanaFuda
Naipes do Hanafuda

Uma das combinações que mais valem pontos é a que se junta o porco (Inoshishi), o cervo (Shika) e a borboleta (Chou-chou), conhecido como Ino Shika Cho! Reconhece essa combinação??

cartas Ino Shika Cho
Cartas da combinação Ino Shika Cho

Taí a resposta para o começo do post. O nome dos três ninjas da equipe 10. Ino Yamanaka (Ino Porca), Shikamaru Nara (Floresta de cervos da família Nara) e Chouji Akimichi (Chōdan Bakugeki ou Butterfly Bombing).

 

Pô, taí uma coisa que eu não sabia.
É bem interessante mesmo.

Mas é “relativamente comum” pra mangás/animes fazerem referências a coisas tradicionais da cultura japonesa. Mas nunca tinha visto nada sobre Hanafuda.

Acredito que essa não seja a única citação mais “profunda” que exista em Naruto.