Fórmula 1 2011 – Velocidade na medida certa

Não joguei tanto quanto deveria, mas já deu pra sentir que, dessa vez, o jogo é desafiante!
No F1 2010, a A.I. era tão horrível que acabou destruindo o jogo. Era nitidamente um jogo incompleto.

Para a versão de 2011, como tudo foi reaproveitado, o tempo pra arrumar as cagadas e terminar o jogo foi bem aproveitado. Claro que existem as coisas ruins, afinal, estamos falando da Codemasters.

Vamos pras coisas boas:

A primeira coisa que quis testar foi a A.I., e a diferença é brutal! Ela é muito mais constante e coerente. Existem os erros de corrida, o que torna mais legal ainda a experiência. O ataque é constante e qualquer vacilo, ela te passa sem dó e por enquanto, jogo com a A.I. no Profissional, já em Expert e sem mexer mais a fundo no Setup, é realmente difícil bate-la. Bem difícil MESMO!

f1_2011_wip_spa_1

A Física tá sensacional, sei que pode parecer tosco, mas tá e não tá difícil guiar o carro. Em muitos momentos eu perdi o controle, seja rodando, travando os freios, atacando demais as zebras… mas, ao mesmo tempo, a sensação de ter o carro nas mãos é muito grande. Ele tá muito mais sensível e legal de dirigir, mas com alguma prática você já se acostuma.
A suspensão agora existe e com isso, sua chance de ser mais agressivo é muito maior do que na versão de 2010, onde a suspensão era mais dura que o pau do RaseC bolso de mendigo. Dirigir na chuva é um desafio e tanto, como escorrega essa porra!

f1_2011_wip_silverstone_3

Kers e Asa Móvel

A sensação de funcionar exatamente como na F1 real é enorme e achei que não faria tanta diferença (mais o Kers, que adiciona um ganho de velocidade quando acionado), mas faz, e muita, ainda mais se você souber os pontos em que usar. Se você combinar os 2, aí sua velocidade é infernal. O legal é que quando você aciona a Asa móvel, você perde muita aderência, então qualquer vacilo seu no momento em que ela estiver aberta, você vai rodar igual o Zangief mandando o pilão!

Os pneus desgastam com força! E agora não tem mais aquela tosqueira de você conseguir usar pneus de pista seca em pista molhada. Começou a chover, é questão de tempo pra você rodar, caso ainda esteja com os pneus pra pista seca.

Falando em chuva, ela já era bonita na versão de 2010 e nessa ela ta muito melhor, agora se forma o trilho conforme os carros vão demarcando o traçado. É meio pixelado, mas tirando isso…

f1_2011_wip_silverstone_2

Safety Car funciona bacana. Nem é algo que eu sentisse falta absurda, mas pra quem quer viver todos os momentos de uma corrida de F1, é legal ter.

Graficamente o jogo tá lindão! A lama causada pelo carro quando escapa para a grama na chuva, a chuva, os arredores das pistas, o cockpit, a ambientação…nota 10!

Agora, vamos pras cagadas:

PIT STOPS. PORRA, CODEMASTERS! É INACREDITÁVEL, DEPOIS DE TANTA RECLAMAÇÃO EM CIMA DISSO, A BAGAÇA CONTINUAR BUGADA!

Em menor número, mas ainda acontecem as porras das seguradas para os outros carros passarem até liberarem seu carro pra sair do Pit. Não vi ninguém reclamar ainda, mas se aconteceu comigo, é questão de tempo. Espero que corrijam (o que acho difícil, já que não conseguiram arrumar em 1 ano).

f1_2011_wip_silverstone_1

As penalidades ainda continuam acontecendo de forma bizarra. Não muitas, mas acontecem. Se você rodar e estiver atrapalhando a passagem dos carros, sua chance de ser punido é enorme, fui várias vezes sem entender o que eu fiz, e a maioria foi após rodar e tentar voltar pra corrida.

O único problema que vi na A.I. até o momento é que quando você joga mais duro com ela, fechando a porta, ela parece se contentar em ficar atrás de você, quando ela deveria procurar outro espaço para te passar. Nada grave, mas facilita um pouco as coisas, tirando um desafio extra.

Agora, um problemão: Setup.

Descobriram um Bug cabuloso nele na regulagem da suspensão (se não me engano), quando você seleciona a regulagem em 11, de 2 dos 4 itens, seu carro vira um Jato. Se existe uma pista em que o tempo normal de Pole Position é de 1:20, com esse ajuste, você faz TRANQUILAMENTE 1:15 e talvez até menos, ou seja, enquanto não arrumarem isso, esqueça de jogar Online.

f1_2011_wip_shanghai_7

Eu, particularmente, odeio a opção de mexer livremente no setup do carro, primeiro porque não é bem feito e se você definir um bom, acabou o desafio contra a A.I., seja em qual dificuldade for. Em segundo, o Online perde a graça, já que muita variação do setup traz esse distanciamento entre os jogadores, uns voam, outros se arrastam e fica quase impossível você jogar de igual pra igual nesse modo. Gostaria muito que  fosse apenas o pré-definido pelo jogo, e você só tivesse como escolher entre os que já existem. Offline eu só jogo dessa forma, já que não vejo a menor graça em passear na pista e perder o desafio de brigar por milésimos contra os adversários.

O jogo não é um simulador, e nem se propõe a ser. Acho furada ter esse Setup aberto, ainda mais quando ele proporciona Bugs como esse do carro voador. Certamente virá um Patch, mas ainda continuará uma bosta jogar online contra os Setup-boys.

f1_2011_wip_shanghai_6

Um detalhe quando o Safety Car entra é que o jogo controla sua distancia para o carro da frente e você tem uma distancia limite, se você tentar passar ela, o jogo desacelera seu carro automaticamente. Acho que foi a única solução que acharam pra não ter filho da puta alguém batendo de propósito nesses momentos, como acontece no Rfactor, por exemplo. O problema disso é que você perde o momento de colar no carro da frente na relargada. Ficou tudo muito automático, o que é uma pena.

No geral, o jogo é foda, os bugs existem, como em todos os jogos atuais, mas, diferentemente da versão 2010, são bem menores e menos comprometedores. A diversão é imensa, a beleza do jogo é incrível e o desafio está presente, caso você queira.

Comprei, joguei e garanto, se eu tivesse que dar uma nota, cravaria um 9,0!

Faltou falar que o gráfico do 2011 é muito pior do que o F1 2010, que tinha o visual muito mais caprichado com resolução de 1080P.

Outra coisa, o carro anda e traciona a vontade em cima da zebra sem rodar, o que pessoalmente acho um absurdo, coisa de jogo arcade. No 2010 essa física era mais realista.

Alguns pontos melhoraram outros pioraram, no geral o 2010 é mais jogo.

o grafico de 2011 é melhor, sem duvidas. nao é uma diferença gigantesca, mas é melhor.

cara, o carro na versao de 2010 andava num trilho de trem. brincadeira de criança.
vc falando assim me faz ter a impressao que joga com ajudas e controle.

e dizer que prefere o 2010…bom, deixa pra lá