League of Legends

Hunter X Hunter – Tem como ser melhor?

hunter_x_hunter

Pensei um pouco aqui sobre todos os mangás que li na vida, e sobre todos os quadrinhos e livros também, e cheguei a uma conclusão relativamente óbvia, mas não menos importante (e incrível): Hunter X Hunter é supremo.

Pois é, pode parecer papo de fanboy, mas analisando um pouco mais a fundo, dá pra ver as camadas psicológicas dos personagens, e algumas coisas menos típicas nos shonens (principalmente da jump), que é o foco REALMENTE nos personagens, e não nas situações. Além disso, o Togashi criou um universo tão denso, que eu consigo comparar facilmente com a Terra Média do Tolkien (mas um tanto menos complexo, claro).

Pra quem lê o mangá atentamente, vai notar que há uma explicação pra fenômenos paranormais, entidades “divinas” e até mesmo a recompensa pelo esforço. Um exemplo ENORME da complexidade desse universo de Hunter X Hunter é a Greed Island (o jogo). Precisei ler essa parte do mangá três vezes pra entender realmente as implicações dela. Quando você se dá conta que tudo ali foi construído com o Nen, e que o propósito por trás daquele construto gigantesco é o aprendizado, o trabalho em equipe e a recompensa, você consegue entender o quão profundo, complexo e denso é o universo de Hunter X Hunter.

Ah sim, o Nen. Talvez algumas pessoas leiam isso e fiquem se perguntando o que é, então vou explicar. No universo de Hunter X Hunter, todas as pessoas nascem com um “dom”, que é uma afinidade pra um tipo de Nen. Nen é o nome que eles dão pra energia (pro ki, chi, qi, como quiser escrever), e a maneira como a pessoa usa/manipula essa energia. Ele é dividido em seis categorias: reforço (porrada), manipulação (controla objetos ou pessoas), materialização (construir objetos de energia, inclusive seres relativamente inteligentes), emissão (ataques à distancia, projeções), transformação (muda as propriedades da energia pessoal) e especial (todas as outras coisas não descritas antes).

Hunter X Hunter

Cada personagem tem um dom em um desses campos, e pode aprender os campos adjacentes com maior eficácia, enquanto os demais campos ele aprende bem menos. Juntando essa informação com a personalidade e propósito do personagem, podem ser criadas inúmeras formas diferentes de utilizar o Nen (como o próprio jogo Greed Island, ou os poderes que Kurapika desenvolve em nome da vingança). Provavelmente, nenhum outro mangá escrito até hoje possui um universo tão denso quanto o de Hunter X Hunter. Considero o “ambiente” mais propício para um shonen também.

É uma pena que a periodicidade do mangá seja tão ruim, e que existam poucos jogos (e outras formas de entretenimento, como livros ou spin offs) que utilizem esse universo tão profundo criado pelo Togashi.

Segundo o Hisoka, as pessoas tem uma personalidade ligada ao tipo de Nen que elas estão associadas.
Pessoas do reforço são simplórios, persistentes e determinados
Pessoas da transformação são caprichosas, mentirosos e imprevisíveis
Pessoas da manipulação são racionais, disciplinadas e tem o seu próprio ritmo
Pessoas da emissão são impacientes, nada detalhistas e tem problemas de atenção
Pessoas da materialização se irritam com facilidade, e possuem uma sensibilidade (social ou estética) aguçada
Pessoas do nen especial são carismáticas, independentes e versáteis

Eu provavelmente cairia no grupo do reforço.
E você, qual tipo seria?

Game designer, designer gráfico, pesquisador em semiótica. Adora video games, tanto antigos quanto novos, e cresceu jogando e estudando estes games. Devido à influência da comunidade japonesa local, aprendeu a gostar de mangás e animes, e a não achar a língua japonesa alienígena (ter estudado o idioma talvez tenha ajudado). Não consegue trabalhar sem uma trilha sonora pra acompanhar.

You can leave a response, or trackback from your own site.
Ferio disse:

Ei Bob, eu sempre falei que o Rei era o Cell (é igualzinho, fala sério). Mas eu sinceramente não consigo comparar o universo desses outros mangás que você citou com Hunter (tirando One Piece, que eu li muito pouco).

Acompanhei bem todos os outros, e já sentei pra analisar a maioria deles. Com relação ao desenvolvimento de personagens, tem vários outros mangás que são realmente bons nisso, nem precisa ir muito longe, só citar Death Note (só um mesmo, pra não me alongar muito).

Com relação a One Piece, eu encho o saco do BeGOD só, mas ainda não li o suficiente pra falar realmente mal dele. Vou esperar chegar lá pelo volume 12 ou 13 pra dar meu parecer “final”, mas tenho que admitir que até agora não me convenceu muito. Por sinal, não sei como você conseguiu citar Berserk e não conseguiu citar Evangelion, mas tudo bem

Bob disse:

Não citei Evangelion porque eu não li nem assisti nem nada, vi alguns ovas e uns episódios mas nada que me aprofundasse na historia e no background (eu sei, é uma grande falha não saber um clássico como esse mas é por que ainda não me inspirei para tal), agora quanto a profundidade de personagem acho que os mangas do Hideo Yamamoto são muito foda no quesito de camadas de personalidade e profundidade de personagens, é um negocio psicodélico muito louco! Da uma lida em Homunculos ou Ichi the Killer.

Quanto ao background da historia como o planeta, as formas, as energias, etc… acho que Toriko é um bom exemplo de um puta de um background com um planeta bem distinto, muito bem relacionado com a historia onde tudo faz sentido dentro daquele próprio universo, o que é diretamente relacionado com o background de Hunter X Hunter que tudo faz um sentido absurdo. Mas One Piece é um negocio foda demais as ligações que são feitas de acontecimentos do passado, presente e futuro é algo incomensurável, tanto q foi necessário lançar uma sequencia de Databooks pra ligar varias dessas coisas que tem que ter um olho clinico pra pegar.

Se deixar esse papo vai LOOOONGE

Gustavo Tigre disse:

agora q mencionou One Piece eu tenho q adimitir comigo msm ano passado eu assisti o anime e eu achei bem fraco msm assim eu ñ conseguia parar de assistir… depois acho q na saga de Baroque Works q foi a grande explosão eu realmente fiquei chocado com a luta do Luffy contra o Crocodile (e o Zoro contra o Mr 0) foi simplesmente incrível a segunda grande luta foi contra o Lucci (e Kaku) desde então eu ñ sinto aquela sensação de adrenalina nas lutas mas teve um puto desenvolvimento na história depois e as lutas ficaram meio chatinhas…
o mangá esta f#da pra c#ralho (desculpe o termo mas eu ñ xonsigo dizer com outras palavras)
e um detalhe o único personagem q eu realmente vi um desenvolvimento surpreendeste foi o Chopper (detalhe eu até chorei vendo a história dele)

a única coisa q eu acho q o HxH se destaca do One Piece é q os personagens ñ são muito pressos uns cons outros então as tramas ñ são como de costume em mangas de luta “tenho q proteger meu nakama blá blá..”
isso q eu acho incrivel…
putz meu comentário ficou giganteeeeee!…. desculpa*

e meu nen seria de emissão

fiwne disse:

E o anime novo ?

Eu sou VIRGEM em Hunter x Hunter.

E em 5 eps, ainda não me emocionou .

BeGOD disse:

Pode ver que é bom, o começo é assim mesmo.

Bob disse:

Eu concordo que o Manga/Anime Hunter X Hunter é muito bom mas discordo dessa sentença em especifico “Provavelmente, nenhum outro mangá escrito até hoje possui um universo tão denso quanto o de Hunter X Hunter.” Existem Muitos mangas com um universo bem denso e complexo, com personagens bem desenvolvidos, existem muitos exemplos disso como One Piece, Berserk, Toriko, Vinland Saga, Naruto entre muitos outros e abraçar um só como o melhor em todos os aspectos é sim bastante fanboy =D, A ultima saga de Hunter X Hunter começou muito fraca e no manga com rascunhos tão ridiculos que parecia trabalho de amador, me deu ate vontade de parar de ler, mas a evolução foi bem legal e aos poucos eles retomaram o desenho de qualidade, o personagem do rei das formigas ficou muito parecido com o Cell de Dragon Ball e a própria saga também.
Esse assunto tem muito pano pra manga e seria legal um podcast sobre isso =D

Respondendo a sua pergunta eu acredito q eu seria mais voltado pra manipulação!

Pra não me aloganr muito mais encerro por aqui!

Abs

BeGOD disse:

Bob eu disse a mesma coisa ao Ferio sobre ler One Piece para falar isso, mas o Hunter X Hunter me empolga de outra maneira.

Sobre o meu Nen, eu acho que seria especial lol

Subscribe to RSS Feed Siga o TheMentes no Twitter!
Leia o post anterior:
berserk
Assista o trailer do novo filme de animação de Berserk

E depois de termos colocado aqui imagens da nova animação, estamos de volta para mostrar a todos vocês o trailer...

Fechar