Jin-Roh, Quando morrem os Lobos

jin-roh

Em um Japão alternativo, a Segunda Guerra Mundial foi vencida pelos nazistas e o Japão perdeu para eles (tá, é tão alternativo que o Japão não era do “eixo”). Cidades ficaram devastadas e eles tiveram que fazer um plano de crescimento econômico agressivo, o que fez aumentar a desigualdade social e a revolta da população.

Nasceram muitos movimentos sociais populares e o governo teve que criar uma força para combater esses “terroristas” que estavam ganhando força (a mais extremista é chamada de “Seita”). Essa tropa tem uma armadura blindada que usa balas de fuzil e tem um capacete muito parecido com o capacete dos Nazistas (parece o capacete de um Trooper ou do Darth Vader, mas não é mera coincidência).

Os caras são tipo o BOPE, atiram e nem perguntam depois, uma força repressora que possui um enorme poder político. Por conta disso, opositores começam várias intrigas políticas para derrubar essa tropa.

No meio desse contexto o soldado Fuse, um dos membros do BOPE nipônico, é designado para mais uma dessas missões de triturar terroristas, mas quando se depara com uma menina que esta vestida com uma capuz vermelho carregando uma bolsa entre os terroristas, entra em conflito que desencadeia todo o norte da história.

A analogia de Fuse ser o Lobo e a menina a Chapelzinho Vermelho é inserida constantemente na história, ainda colocam a versão desse conto mais macabra que eu já vi, é bem loco!

O conflito interno do Fuse é um dos mais bem trabalhados que eu já vi, o cara é um carniceiro, mas é humano e sente a dor de fazer escolhas duras constantemente, o que muitas vezes o deixa paralisado. A intriga é muito boa também.

A animação é estonteante, os caras do Production Production I.G (Serei no Moribito, os filmes de Evangelion, Ghost in the Sell, Cromartie, Blood+ e Blood: The Last Vampire) quebram tudo com traços realistas e animação primorosa, acho que junto com Blood: The last Vampire, esse é a melhor animação deles.

Pessoal, se vocês querem ver algum desenho que se aproxime muito de um filme com pessoas de carne e osso, esse anime é o Jin-Roh!

Jin-Roh é um filme, portanto, não perderão dias para assisti-lo e vale muito a pena mesmo, confira o trailer:

Entusiasta de animação, música e filme. Um pouco boca suja, mas com minhas próprias opiniões.