League of Legends

Levante-se!

levante-se!

Depois de alguns meses, finalmente consegui terminar a animação mais difícil da minha vida. A fiz com a intenção de participar do Animamundi Web 2008 e acabei terminando perto do prazo final. Agora é mandar e torcer pra ser selecionada.

Tirando isso, a minha idéia era criar algo bem diferente de tudo que já fiz. Queria tentar o que sempre quis desde que me tornei desenhista e animador: uma animação no estilo dos japoneses.

Optei por fazer sozinho, pois queria seguir o que me desse vontade, seguir o que eu achava legal, seguir e saber até onde eu poderia chegar. A cada cena que fazia era um aprendizado novo, e nesse ponto, me sinto orgulhoso de ter terminado algo que nem sabia se conseguiria fazer.

O roteiro eu quis fazer algo simples, já que não sou roteirista, e também fiz pensando em algo que quem visse, pudesse se identificar.

Com isso, já sabia o que fazer, mas não sabia como ao certo.

Durante uma das milhares de conversas que tive com o BeGOD, resolvemos falar do Rocky. Bom, sempre gostei dos filmes desde pequeno (vou fazer 27 anos dia 22 de junho) e ele também. Mas, eu não via os filmes há muito tempo, então, depois da conversa, me empolguei para ver os filmes. Foi uma surpresa, já que quando eu era pequeno, eu gostava mesmo era das lutas, e quando vi Rocky I, gostei do roteiro! Uma obra-prima de poucos recursos. Genial!

Isso bastaria, mas…
Lá vem o BeGOD de novo, e disse pra que eu visse uma série animada chamada Hajime No Ippo. Dito e feito, vi milhares de vezes a série e os filmes do Rocky após isso, e vi que seria esse o caminho que eu queria seguir.

Sempre quis fazer algo com esporte, mais precisamente com futebol, mas analisem comigo:

  • Estádio
  • 11 jogadores de cada lado
  • Juiz, bandeirinhas, banco de reservas, torcedores, etc.

Boxe:

  • Ringue (usando a mesma técnica do Rocky “iluminação no ringue e o resto escuro”)
  • Juiz
  • Dois caras se batendo

Qual dos dois vocês acham menos difícil de animar?
Pois bem, fui movido pela empolgação e pela “facilidade”.

Comecei as cenas, e fui caprichando em cada uma delas, sem pensar no tamanho que ficaria o swf. Resumindo: na metade da animação ela já tinha 20mb.

Foi quando eu pensei em ver no site do Animamundi se tinha restrição para o tamanho do arquivo. (burro)

Claro que tinha, já que as animações são voltadas para web. A limitação é de 5mb!
Foi um balde de água fria. Tive tanto trabalho pra nada!

Pensei em desistir, já que estava na metade, e não imaginava como deixar ela completa com apenas 5mb, já que a parte mais pesada é da metade pra frente.

Comecei a retalhar a animação! Não tem coisa mais deprimente para um animador do que isso. Mas, ou fazia isso para poder mandar pro animamundi, ou seguia em frente e seria uma animação “perdida”.

Cortei boa parte dela, tirei detalhes de tudo o que podia e dava, e confesso que gostei mais desse começo do que do antigo que era a luta que ele perdia. Mas teve detalhes que foi triste deixar de fora.

A partir daí, tive que mudar o rumo dos desenhos e animação. Usar imagens em várias cenas, animar alguns movimentos como se fossem bonecos de articulação, pois tinha que tomar o menor espaço possível para que no final ficasse beirando os tais 5mb.

Quando terminei, ficou com 12mb. Já esperava que não conseguiria, então, tive que diminuir a qualidade das músicas, deixando a animação com 10mb. Faltava metade.

Mudei mais cenas e outros detalhes. Cheguei a 9mb (que é a versão que está aqui). Não tinha mais como diminuir. Aí recorri a programas na internet. Testei vários. Até que encontrei um que conseguiu fazer com que a animação ficasse com 4.8mb sem perder muita qualidade nos desenhos.

Sobre as músicas:

Quando comecei a fazer a animação eu não tinha pensado nelas, pois achava que seria fácil achar algumas para encaixar. Chegou em uma parte que eu comecei a ouvir as musicas aqui no meu PC para escolher. Ouvi TODAS! NENHUMA FICAVA BOA COMO EU QUERIA! Um tema tão simples, tinha que ter alguma música.

Mas…Tinha uma pasta que eu não tinha ouvido, e era a pasta com as músicas do Fatale.
Ouvi uma por uma…quando percebi que tinha três músicas que encaixariam perfeitamente com a animação! O que também mudou o rumo dela, já que minha idéia era usar só partes instrumentais e ir usando textos no meio da animação. Mas as músicas falavam exatamente a idéia que eu queria passar! BINGO! Caíram como uma luva.

Quando terminei a animação, o BeGOD mandou ela para o Fernando (vocalista da banda e amigo dele), que recebeu muito bem a animação, o que surpreendeu a gente e me deixou bastante feliz! Aproveito aqui o espaço para agradecer ele (Fernando) e toda a Banda Fatale!

Depois de tantos problemas, mudanças, dias e mais dias fazendo a animação, consegui concluir.

Espero que gostem dela como eu gostei!


Animação: Alexandre VellosoOBS: animação escolhida para a final do Animamundi web 2008 aprenda a votar AQUI.
You can leave a response, or trackback from your own site.

falou xande sorte ano que vem no animemundi

Xande disse:

hipolito, talvez ano que vem, quem sabe.
esse ano não devo mexer com animação

xande nao vai participar do animimundi 2010

NÓS DA DIET VIDEO MUSIC SOMOS RESPONSÁVEIS PELO CONTEÚDO DO CANAL TEATRO, QUE HOJE JÁ É VEICULADO EM MAIS DE 60 ESPETÁCULOS, EM UMA REDE DE TEATROS DO RJ E SP. GOSTARÍAMOS DE USAR ESSE ESPAÇO, COM PÚBLICO ALTAMENTE QUALIFICADO E FORMADO DE OPINIÃO, PARA DIVULGAR ANIMAÇÕES 2D E 3D, E DESENHOS ANIMADOS GRATUITAMENTE, QUE SERÃO SELECIONADOS DE ACORDO COM NOSSOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO. SE INTERESSAR VOCÊS, ENTRAR EM CONTATO ATRAVÉS DO TEL.: (21) 2556-7999 – diet@dietvideomusic.com.br
ou email editor@dietvideomusic.com.br

bAnd!d0 disse:

Muito Boa animação, Parabens pra galera ae show d+ 🙂

Rafael Raszl disse:

Alexandre,
parabéns cara! Adorei o anime, as músicas…afinal, tb sou fã da Banda Fatale! Como um músico tb, acredito q esse sucesso q eles tem agora vai se multiplicar por um milhão.
Mas voltando á você. Vá em frente, lute, persista, tenha coragem, acredite em vc…todos somos capazes de realizarmos akilo q desejamos! A história que eu vi ali desenhada por vc me emocionou!
Parabéns!
Concerteza vc já é um vencedor!
Um grande abraço!
Rafael Raszl

Regina Alvarenga disse:

Xan,

Elogiar você para mim é muito fácil, você sabe né…,estou tão orgulhosa que fiquei muito emocionada ao ver a sua animação, lembrei de quando você era pequeno e assistia o mesmo filme várias vezes ao ponto de decorar todas as falas dos personagens.E quando você pegava todas as camisetas e com suas canetinhas coloridas desenha os emblemas dos times, lembra…? Você já era um grande desenhista.

Para mim você já é o vencedor.

Te amo.

Beijos

Regina

nadja disse:

poutzzz … alexandree.. parabenss mesmoO… adorei a animaçao… mto boaa…

ps: musiks perfeitas… ahaha =)

e boa sorte pra vc viooO?? td de bomm

bjaoO

Karina Kiss disse:

Coragem, luta e fé..

Parabéns pela escolha, trabalho e resultado.Ah…amei a trilha sonora!! 🙂

Olá Xandyyyyy!

Achei ótimo o vídeo, muito sensível e realmente bom, parabéns!

Beijos da Gabi =)

Marty McFly disse:

Muito bom cara!
Se dependesse do meu voto, já ganharia!
Captou a alma de Hajime no ippo! Show!!

THAÍS RODRIGUES disse:

Alexandre, agora vou falar de você. Vendo a animação e lendo sobre sua luta na produção da animação, você fez exatamente o que a animação retrata: não desistir nunca; lutar; correr atrás do tempo e acreditar em si mesmo. Fico feliz por ter conseguindo atingir sua meta e suas expecitativas. Lhe desejo toda sorte e sucesso no Animamund…Continue esse profissional e não desista heim…Parabéns!!!

Um grande beijo!
Thaís Rodrigues – SOROCABA!!!

THAÍS RODRIGUES disse:

Mais uma vez, a banda Fatale dando o ar de suas belas músicas em um acontecimento tão importante no mundo. A animação ficou ótima e as músicas, complementaram o ótimo trabalho do Alexandre. Sou fã da banda, e em tudo que eles fizerem, eu vou acompanhar e torcer para que tudo dê certo, sempre. Parabéns pela animação linda e pela parceria…

Um grande beijo!!
Thaís Rodrigues – SOROCABA!!

fabricio disse:

muito bacana, adorei a animação e tem um roteiro bem executado.

Sirguigui disse:

Ae xande, cabei de ver uma coisa aqui q é meio estranha.
Quando um boxeador avança em cima do outro, os dois tão de boca aberta. Nenhum boxeador é louco de fazer isso, a não ser q queira morrer.

Xande disse:

Muito obrigado pelos comentários! Não esperava que teriam tantos!

Agradeço os toques, os elogios, o apoio…enfim, a todos que comentaram!

E Felipe, seu comentário fez o meu dia! hehehe!

Mais uma vez, muito obrigado a todos!

Felipe disse:

Cara… soh o roteiro de sua história regaço… animaçoes muito bem feitas, história muito bem bolada.
Serviu como incentivo pra mim a história… por mais incrivel q possa parecer a coincidencia, eu tava meio desanimado com a vida, e a animação me fez refletir :}

Meus parabéns, que voce tenha sucesso na carreira de animações :}

Igor disse:

Cara. A animaçao ficou muito boa mesmo. A musica, a sincronia, o desenho e talz. Mas so acho que ficou muito baseado em Hajime no Ippo. Até os traços iguais e panz… Mas fora isso ficou perfeita. Parabens

BOIA disse:

PARABENS!!!!

cara muito legal.

Juno Cecilio disse:

Mandou benzaço! curti!!
ainda mais pq to assistindo hajime no ippo, e tá no nível /o/

spectrum disse:

Cara, show demais, curti tudo, a animacao ANIMAL, muito bem feita. Parabens cara, voce tem o dom 😉

ps: vi pela hardmob
ps2: tambem achei emocionante e curti a trilha.

Luchaos disse:

Muito boa a animação, parabéns!
Vi pelo fórum hardmob!
Uma pequena ressalva quanto a história / roteiro.
Não acho que tenha ficado ruim, mas vc se utilizou de uma maneira tão particular de contá-la e escrevê-la que estou tentando digeri-la até agora! haha! Não sei explicar.
Talvez em poucas palavras, EXCELENTE!

PS: Só eu que achei emocionante?
PS2: Bela trilha sonora.

PARABÉNS

[]’s

G-Flip disse:

Parabens, ficou foda!

iara disse:

aeee, ficou mto legal mesmo!
Xande, pq vc não termina do jeito que vc queria, do tamanho q queria e tenta mandar pra algum concurso de curtas? Aí não tem tanto essa restrição de tamanho acredito…provavelmente de tempo, mas tem curtas muuuito mais longos!
bjos

Ardat disse:

cara fico muito loca a animação parabens

e boa sorte na animamundi

abraço

aggressive. disse:

parabens brother
ficou mto bom..
o som tb eh bemm louco

abraço

Tempo disse:

Muito bom mesmo

a hora da luta ficou mt boa :yes:

Urubu disse:

Cara, ficou show de bola, mas tenta fazer animações FORA do gênero anime, vai agradar um número muito maior de pessoas

Éder Nvmania disse:

MUITO LOCO BEGOD !! PARABENS! ALTAS INFLUENCIAS DE “GOKU” NESSE SEU BOXEADOR AI HEIN!! TRAMPO LINDO PROFISSIONAL!

vitor disse:

O muito loco a animação!!!!

altos detalhes de hashura umas horas no meio das porrada!!!!!

dahóóóóóra!

Positronn disse:

ficou muito show a animação!

adorei o tema e a musica 😉

stephenkall disse:

Adorei.
Realmente, muito bem desenhado, animado, bolado e encaixado com a música.

=] Boa sorte.

Nando Gabriel disse:

Eai Alexandre!!! Cara ja disse anteriormente ao Thiago (BeGOD)mas faço questão de falar novamente pra vc!!! A animação ficou excelente, parabéns!! Independente de qualquer coisa, tenha certeza que vc ja conseguiu chegar onde vc almejava, animamundi é uma mera consequencia, parabens pelo desenvolvimento da história e pela qualidade nos desenhos e animações… Nós do FATALE ficamos muito honrados por fazer parte do seu projeto! Estamos torcendo por vc…um grande abraço e mais uma vez Parabéns!!

BeGOD disse:

Galera se puder ajudem divulgando a animação.

Lcc disse:

Como já disse lá no outro forum, Parabéns peo ótimo trabalho!

Merece ser escolhido no AnimaMundi sim!

Abraçoss

Keitaro disse:

Otima animação, nota 10 pra vocês!

By Keitaro

Trocoli disse:

AE xande, muito bom hein.

Boa sorte no ANima.

Abs,

Carla disse:

Parabéns, ficou lindo show merece o prêmio! Uma lição pra lá de boa.

Fabio (Levi) disse:

Gostei, as musicas pareceram feitas pra animação.
Tomara que vá ao animamundi.

JohnVeeeJones disse:

Tu é o eterno monstro, man.
Boa sorte, tamos contigo no animamundi e é isso daew.
Abraço, cara!

Xande disse:

Valeu, galera!

Paulo, o texto é simples mesmo, mas acabei ficando bastante limitado por causa dos 5mb.
Eu queria, inicialmente, ter explorado muito mais o tema, e como os desenhos deixaram a
animação pesada, tive que mudar bastante coisa…mas acho que no final de tudo, acabou
sendo uma grande experiência que me ajudará nas animações futuras.

E jamais editaria o seu post! Gosto de ler críticas que me levem a melhorar as coisas que
faço e agradeço pela sinceridade!

um abraço pra você, e obrigado de novo pelos comentários, galera!

Paulo Eduardo disse:

Alexandre, a animação tá show de bola, mas acho que o texto/roteiro poderia ser melhorado. Não sou animador nem roteirista nem escritor, mas fica aí uma dica.

se a moderação quiser editar meu coment, pode ficar à vontade, ok?

abraços e sucesso.

Dauto disse:

Parabéns pela animação. A arte me impressionou!

A música e a situação se encaixaram muito bem.

Boa sorte com o Animamundi!

Gpto disse:

Caralho mano, show de bola cara…
Parabens Xande, cada dia que passa vc se supera mais…
Abração

XDueLL disse:

cara, parabens, ta muito fera, merece ser escolhida na Animamundi sem Duvida!!

Raphael disse:

Ae Xande, fico muito foda a animação. Parabens e boa sorte no animamundi. XD

Subscribe to RSS Feed Siga o TheMentes no Twitter!
Leia o post anterior:
levante-se
Nova animação

Amanhã estaremos lançando a nova animação que irá participar do Animamundi Web 2008, como podemos ver ela será sobre boxe...

Fechar