League of Legends

Making Of do Jaspion deixa saudades

jaspion

Como já diria um senhor bem idoso que conheço: “bom dia/boa tarde/boa noite”
Sou novo aqui no TheMentes (é, eu sei, dá pra perceber) e meu nome é Vitor, mas vocês podem me chamar como eu era conhecido nos velhos tempos no mIRC: Ferio.

Aparentemente, Jaspion (Kyojuu Tokusou Juspion) não é uma boa lembrança apenas para um pequeno punhado de pessoas. Fez parte da minha infância, e acredito ter feito parte da infância e adolescência de muitos leitores também. Falar sobre Jaspion dispensa muitos detalhes, todos conhecem a série muito bem: seus personagens, efeitos especiais e músicas; porém, ter uma visão mais detalhada da produção, como coreografia das lutas e dublês é interessante.

jaspion

Vale notar que os valores de produção da maioria destes tokusatsus antigos não era muito alto, então geralmente utilizavam dublês para atuar nos papéis principais. O vídeo desconstrói logo a imagem que muitas pessoas formaram de que o próprio protagonista vestia a armadura prateada. Por algum motivo, não foi o caso. E quem não se lembra daquele cenário desolado icônico, de areia cinza? Aquilo grita Jaspion, com certeza.

Jaspion boomerman

Boa parte do tempo de vídeo foi feito não com Hikaru Kurosaki (o Jaspion com aquele cabelo que todos adoram), mas sim com Hiroshi Watari (Boomerang). Dá pra ter uma idéia de como as lutas eram coreografadas, as maquiagens eram feitas e como alguns efeitos de explosão ganhavam vida. Parece, como um todo, um processo bem perigoso. Inclusive, Kurosaki se machuca fazendo uma das cenas. Também é possível ver os bastidores de vários outros personagens, inclusive algumas das vilãs. Maquiagem, ajuste no figurino, o material é muito rico. Vale um destaque para a memorável cena em que Magaren (Maddo Garan) é derrotado (é, eu sempre escrevi o nome dele assim), e seu braço fica agarrado à espada.

jaspion

Como era de se esperar, as cenas são filmadas várias vezes, e dá pra ver Hiroshi Watari se desdobrando nas acrobacias. Em uma época onde CG em produções pequenas era impensável, é recompensador ver o trabalho duro tanto da produção quanto dos atores para tornar Jaspion como conhecemos realidade.

É difícil encontrar um making of antigo desses por aí, mas dei sorte.

O tempo passou, a Manchete acabou, mas Jaspion vai ficar pra sempre na minha vida, e sei que também vai na de muitos de vocês. Só posso dizer que é uma pena não vermos mais bons tokusatsus na TV aberta.

Game designer, designer gráfico, pesquisador em semiótica. Adora video games, tanto antigos quanto novos, e cresceu jogando e estudando estes games. Devido à influência da comunidade japonesa local, aprendeu a gostar de mangás e animes, e a não achar a língua japonesa alienígena (ter estudado o idioma talvez tenha ajudado). Não consegue trabalhar sem uma trilha sonora pra acompanhar.

You can leave a response, or trackback from your own site.
Subscribe to RSS Feed Siga o TheMentes no Twitter!
Leia o post anterior:
naruto-shippuden
Namco Bandai revela screenshots de dois novos jogos do Naruto

Aproveitando que Naruto está bombando no mundo, a Namco Bandai está lançando mais 2 novos jogos, Naruto Shippuden: Ultimate Ninja...

Fechar