League of Legends

Paprika – Um pesadelo junguiano

Paprika

Faz uma cara que não escrevo, mas mesmo assim tenho assistido muita coisa… muita coisa ruim que tenho largado pela metade! Deveria ter escrito o quão ruim são esses animes.

Mas ontem, assisti um Movie que eu tava esperançoso: Paprika, da MadHouse (Casshern, Beck, Black Lagoon, Kaiji, Monster e tantos outros animes fodas) Não me arrependi um segundo! Um anime cheio de suspense e, como todo bom movie japonês, mostra possibilidades tecnológicas bem legais.

O negócio é o seguinte, o roteirista pirou em psicologia e começou a estudar a parada:

Em um futuro nada distante (pode até ser o presente), um gordo gênio desenvolve um aparelho onde as pessoas podem “viver” seus sonhos. Isso mesmo, você dorme e vive seu sonho. Esse aparelho ainda possibilita o compartilhamento da experiência com outras pessoas.

Paprika

A ideia inicial era que o sonho fosse compartilhado com psicólogos para a análise e resolução de problemas ali na hora, em vez do bom e velho divã, e o cara de barba e óculos ficaria adivinhando o que você vê nos sonhos. Ele vai a raiz do problema e o finaliza.

Mas como disse o presidente da empresa que desenvolveu a máquina:

A Ciência não é nada além de lixo ante um sonho profundo

Um dos aparelhos é roubado e o ladrão começa a entrar no sonho dos outros para causar terror; o inconsciente se mistura com o consciente. Para piorar, os inconscientes começam a se misturar (isso mesmo, de todas as pessoas) e tornam-se coletivos. É um pesadelo junguiano REAL.

Em meio disso, Paprika[bb] (que não se sabe direito quem é) é uma mulher que vive no mundo dos sonhos e ajuda a solucionar os problemas das pessoas que recorrem a ela. Paprika tem um grande conhecimento do psique humano, talvez por conta da sua ligação com a Dra. Chiba (Cientista do projeto).

Paprika agora é uma das forças mais poderosas para encontrar o ladrão e por fim no caos que se encontra a Terra.

Paprika

Com diálogos inteligentes e bastante científicos, não tem como não se prender ao que tá rolando. Além disso, a animação da MadHouse continua perfeita! A trilha sonora é muito boa e bem background, afinal, é um suspense.

Mas um ponto que eu gostaria de ressaltar é o volume de drogas que os desenhistas tiveram que tomar. É muita “viagem” durante quase uma hora e meia de filme, pois desenhar cenas de sonhos não é nada fácil e eu acho que eles se saíram muito bem.

Vale a pena assistir. Só pra se ter uma ideia, fiquem com o trailer que já é uma viagem.

Entusiasta de animação, música e filme. Um pouco boca suja, mas com minhas próprias opiniões.

You can leave a response, or trackback from your own site.
Rasec disse:

Então… Acho que Inception tem a essencia de Paprika, e só

Isadora disse:

Muita gente fala que o “Inception” do Christopher Nolan é bem parecido com Páprika. Eu acho que não. Os dois podem tratar de sonhos, mas a dinâmica é bem diferente, Paprika vai mais a fundo.

Eu dificilmente gosto de animes e mangás, mas Paprika é muito interessante.

Rasec disse:

Ja to postando, mta coisa ruim.

A.Rodrigo disse:

Confesso que naum sou muito de ver movies xP .. tenho ele aqui mas naum vi ainda, muito por conta tb da falta de tempo, mas é bem interessante mesmo..vou conferir aqui …vlw pela dica mano =]

Depois fala desses animes ruins que vc anda vendo uhassuahuhu xD

Abraço.

Subscribe to RSS Feed Siga o TheMentes no Twitter!
Leia o post anterior:
Fotos de todos os dias do Anime Dreams 2010

Ae Galera, segue as fotos do evento que rolou aqui em São Paulo do dia 21 a 24 de Janeiro...

Fechar