PlayStation MOVE: O Wiimote da Sony!

Quando moleque, fui fanboy da Nintendo[bb] e hoje eu já expandi meus horizontes, mas sempre achei que a Nintendo esteve um passo a frente da Sony até o GameCube e o Playstation 2, depois disso acho que as marcas seguiram caminhos e propostas diferentes, onde o Wii[bb] não possui um concorrente direto, diferente do PlayStation 3[bb] que bate de frente com o Xbox 360[bb].

O negócio é que creio que a Sony[bb] também esta tentando abocanhar um mercado em que a Nintendo manda sozinha, o de jogar games com macaquices na frente da TV.

Com uma tecnologia um pouco diferenciada do Wiimote da Nintendo, o PlayStation Move usa além do acelerômetro, a PlayStation Eye, câmera VGA que capta a movimentação e localização espacial da bola que acende no topo do Move, e isso talvez seja o que faz toda a diferença pra torná-lo mais sensível aos movimentos que o Wiimote com Motion Plus.

PlayStation Move

A disposição dos botões X, círculo, triângulo e quadrado é meio ruinzinha, mas o controle dispõe do botão T, em forma de gatilho e o botão Move no meio que é o comando principal para os jogos.

O PlayStation Move é vendido, além de avulso, juntamente com a câmera Eye e o Sports Champions, clichê, já que a Nintendo sempre manda junto com o console e o Motion Plus algum jogo de coletânea de vários esportes sem graça, ou alguém aqui compraria um “EA`s Frisbee 2010” ou “EA’s Table Tennis 2011” com as estrelas de seus respectivos esportes estampados na caixa? O título que vem acompanhado do Move tem as modalidades de Tênis de Mesa, Frisbee com regras de Golf (???), Voleibol, Arco e Flecha, Bocha (???) e uma luta de gladiadores bem divertida, mas só até aí já nota-se a superioridade na sensibilidade de movimentos que a Sony conseguiu sob a Nintendo.

sports champions

Além dos jogos exclusivos para o Move, lançaram patches que atualizaram o Resident Evil 5 e o Heavy Rain com suporte para o Move, o que até faz sentido para o estilo de jogo que Heavy Rain é, mas usar esse tipo de interface pra mirar na TV é meio ruim, vide Umbrella Chronicles para o Wii.

Joguei um demo idiota estilo Jenga, onde você precisa empilhar pecinhas de madeiras e um jogo que lembra muito os chatos Tamagochis chamado de EyePet, este último fazendo melhor uso da câmera onde coloca no chão da sua sala um bichinho que você precisa dar banho, brincar e tal, usando além do Move que se transforma em frasco de shampoo e secador, as próprias mãos para acariciar. Besta, mas aposto que a pivetada vai adorar.

PlayStation Move

Video-game pra mim é coisa de sedentário, pegar uma Coca-Cola geladinha, sentar na frente da TV e passar algumas boas horas jogando, e não ficar me sacudindo e pulando pra jogar. Absurdo jogar Pump ou Dance Dance Revolution.

Concluo que a Sony bateu a Nintendo em questão de hardware, mas ainda vai penar muito pra se equiparar no quesito diversão-com-macaquices.

Aloha!

Preguiçoso e irritado, é fã de Street Fighter. No tempo livre de seu trampo sigiloso IRL escreve pro TheMentes com todo seu charme.