League of Legends

Top 10 – Franquias de jogos de luta!

Capcom vs SNK

Tá aí o meu gênero preferido de games, se tem um tipo de jogo que dou um pau em meus amigos, são os fighting games.

Já vi diversas vezes, em blogs e sites de games, listas de jogos de luta que marcaram história, ou que eram os melhores, ou coisa do tipo. O fato é que nenhuma lista jamais me agradou, por um ou outro game no ranking. Então faço história, aqui registrando a minha e a melhor lista das 10 melhores franquias de jogos de luta até hoje (maio de 2010).

10º – Last Blade – Samurai Showdown era é um bom jogo de luta com samurais, tinha até personagens descolados, mas era moderno demais, quase biba. Diferente de SS, Last Blade, tinha uma jogabilidade mais fácil, quase podia enganar se passando por um jogo da Capcom. O protagonista do jogo até arriscava um lance Super Saiyajin no segundo título da série, e também tinha até citação histórica com um samurai do Shinsengumi, a polícia do Japão feudal.

9º – Mortal Kombat – MK só ficou aqui mesmo por ter escrito seu nome na história dos games durante a época que o jogo era 2D, quando pulou pra próxima geração, a série cagou. Mas ainda tá na ponta da língua de qualquer gamer o “get over here” e termos como “fatality” e “brutality”. Sub-Zero e Scorpion já fizeram bonito mesmo um dia… Porque já até tentaram encarar a turma da DC, e resultou numa queimação de filme tanto pros garotos do Mortal Kombat, quando pro Batmão e cia.

8º – Tekken – Esse é um game que a jogabilidade é chata, não é lá muito divertido de se jogar, a maioria dos personagens são sem graça. Mas os finais são do caralho! São os finais mais belos dos jogos de luta, a treta familiar retratada nas CGs de Tekken impressiona.

7º – Fatal Fury – Sem FF não existiria KoF e Street Fighter não teria obrigação de se tornar melhor a cada versão. Os Real Bouts e o Garou são jogos que realmente se destacaram em sua época. Seus personagens também marcaram história, quase tanto como Ryu e Blanka. Mas os irmãos Borgard jamais serão Elvis.

6º – Super Smash Brothers – E quem disse que a Nintendo só faz jogos com personagens bonitinhos fazendo coisas bonitinhas? A Nintendo mostrou que personagens bonitinhos também sai na mão e tem sangue nos olhos. E a participação do Sonic e do Snake na última versão foi foda! E é porrada pra todo lado tamanha a bagunça!

5º – Vs Series da Capcom com SNK – Taí o segundo melhor crossover da Capcom. Sempre me perguntei quando pivete de como ia ser lindo ver o Ken arrebentando o Terry. Mas o que destoa mesmo esse jogo é a beleza dos personagens da SNK feitos em sprites a-lá Capcom, no crossover feito na plataforma da Capcom, e os personagens inusitados na versão Chaos, plataforma da SNK, que tinha o Zero de Megaman Zero, o marciano de Metal Slug e a versão oficial do Evil Ken.

4º – Guilty Gear – Melhores gráficos 2D dos games de luta, jogabilidade impecável que não deixa a desejar pra nenhum jogo da Capcom, personagens com design descolado e moderno e uma coisa que nenhum outro jogo de luta faz direito: história! Misturaram um lance de cruzadas com super-humanos e um futuro pós-apocalíptico.

3º – The King of Fighters – Os fan-boys da franquia vão me xingar por colocar KoF atrás de SF. Dirão de como é complexo e bonitos os combos, mas isso na verdade acaba fodendo a diversão. O legal mesmo são as combinações de lutadores. Registro aqui minha preferência aos KoF 97 e 2000, que são os mais divertidos, e claro, os que eu mais joguei. Registro aqui também a minha insatisfação com o tosco KoF XII.

2º – Vs Series da Capcom com Marvel – Pega os street fighters, eleva os hadoukens à enésima potência, adiciona o Wolverine, Homem Aranha e outros heróis e você terá a franquia de jogos de luta mais porra louca do mundo. Air combos, e golpes especiais que tornam um humano lutador de rua num puta mutante. Aquela variedade de personagens no Marvel vs Capcom 2 me assusta desde 2000. E agora, recém anunciado para 2011, a continuação do maior e melhor crossover: “Marvel vs Capcom 3: Fate of Two Worlds”! Curta o teaser, e sinta o frio na espinha com o Shinku Hadouken!

1º – Street Fighter – Foi exatamente esse jogo que me fez colocar a palavra “franquia” no início do post, se não o ranking ia ser apenas de títulos da série: 2, 2 Turbo, 3, Super 4, Alpha, Zero Alpha… Acontece é que Street Fighter é a melhor franquia ever de jogos de luta. Indiscutível! Não existem fatos que batam de frente esta afirmação. O negócio marcou mesmo a minha, lembro-me ainda da primeira vez que joguei Street Fighter 2: foi num fliperama co centro do Guarujá, em Pitangueiras, joguei com o Blanka e morri pro Dhalsin logo depois de destruir o carro. Foda! E ainda vale lembrar o quão foda é o Super Street Fighter 4, quantidade ótima de lutadores, jogabilidade foda (como sempre) e gráficos como jamais vistos no mundo dos games.

Mensão honrosa – Fighting Vipers – Esse jogo tinha um lance muito foda, os lutadores entravam no ringue com armaduras que iam se despedaçando conforme o cacete que você tomava. Tinha um metaleiro que usava a guitarra como arma, um skatista e até o lutador-merchan Pepsiman! O game era da Sega, aos moldes do 3D da AM2, que era o que tinha de mais moderno em tecnologia gráfica em três dimensões na época (1995~96). Ainda até possuo o título original pro meu Sega Saturn!

A lista é pequena demais pra poder ainda falar dos jogos de luta do Dragon Ball, do Megaman, do Double Dragon, Dead or Alive, Naruto, WCW’s, Killer Instinct, Yu Yu Hakusho de Mega Drive, mas de qualquer maneira a lista é MINHA! Há!

Aloha!

Nota: Elaborei a lista com a ajuda de um dos meus parceiros de contras mais assíduos em games. Valeu Morita!

Preguiçoso e irritado, é fã de Street Fighter. No tempo livre de seu trampo sigiloso IRL escreve pro TheMentes com todo seu charme.

You can leave a response, or trackback from your own site.
carlos disse:

cara acho que deveria ser: king of fighters em 3° mortal kombat em 2°
e street fighter em 1° kof: mais habilidade mk: jogabilidade e visual melhores que sf e kof sf: mais conhecido no mundo

Moritão disse:

E não podemos esquecer dos Street de rodoviária e buffet de criança hein!

Lucas disse:

Gostei bastante dessa sua lista cara mas o KoF tinha q fica pelo menos em 2° rsrsrs

Subscribe to RSS Feed Siga o TheMentes no Twitter!
Leia o post anterior:
Giant Killing: uma visão realista do futebol

Agora sim! Finalmente temos uma série que leva o futebol de uma forma mais realista! Posso dizer que isso era...

Fechar